sábado, 22 de agosto de 2009

Sejamos Éticos e Justos.


ÉTICA


1) Poder pessoal - Ao trabalhar com a Energia Universal do Reiki, o reikiano precisa se conscientizar de que não está brincando de poder pessoal porque se existe um poder é o da Energia. Mestre, terapeuta e aluno de Reiki não têm poder nenhum sobre a energia de Reiki. Apesar de ser uma técnica da medicina oriental, o reikiano precisa lembrar que está se colocando a serviço do sagrado. Estude bem a diferença entre religioso e sagrado. Reiki não é regilião mas faz parte dos princípios sagrados da inteligência universal de cura. Tudo é energia e tudo é sagrado. Há responsabilidades profundas de cada praticante, aluno ou mestre — assim como há em todos os curadores, não importa a especialidade.


2 - O que fazer e não fazer - Não caberia aqui uma lista de faça isso e não faça aquilo, mas é preciso ter a consciência que a energia é inteligente. Você pode falhar, mas a Energia Universal não falha. A chamada “lei do Gerson” já caducou… Você pode enganar a todo mundo, mas não ao Universo. Por isso é preciso que o reikiano decida: ou trabalha para o bem ou não trabalha com Reiki. Não adianta querer “negociar” moedas com o Universo porque isso não funciona. Reiki é uma terapia maravilhosa, surpreendente, ativa e de cura divina.


3 - Karma - Diante do Universo, cada um de nós está aberto aos olhos da imensidão. A Lei do Karma é uma realidade incontestável: “toda ação gera uma reação”. Quem quizer publicar os símbolos sagrados ou vender certificados assume a responsabilidade por isso e espera a resposa do universo. Nesta Nova Era, esses ensinamentos precisam ser passados com urgência, mas isso não significa desrespeitar o sagrado, as pessoas, os ensinamentos passados de mão em mão no decorrer de muitos séculos. Quantos mestres sacrificaram suas vidas para essa terapia maravilhosa chegar às suas mãos? Essa noção do sagrado ainda está muito pálida para algumas pessoas, até aquelas que publicam livros sobre Reiki. Mas, isto é um problema cármico delas. Quem precisa de Reiki será chamado para o Reiki pela própria energia.
Há um ensinamento budista que diz: “você pode dizer que não existe Sol somente porque hoje está nublado. Mas esse entendimento é só da sua cabeça…”.


4 - Respeito - A norma, então, é respeitar a técnica, os alunos, os clientes, a hierarquia das coisas, a linhagem a que você pertence, os símbolos sagrados e, principalmente, respeitar a você mesmo. Quem não se respeita não é respeitado pelo Universo. A recomendação é proteger os símbolos, praticar com honestidade, sem a ganância do dinheiro, fazer iniciações corretas, orientar o aluno não só durante o curso mas no decorrer do aprendizado porque qualquer falha no aprendizado a responsabilidade é inteiramente do mestre - e isso é compra de karma negativo.


5 - Perfeição - Tentar ser o mais perfeito e honesto possível, sem misturar prosperidade com “pecado” e ganância. Esse discernimento é uma necessidade de cada pessoa, especialmente de quem trabalha com cura. Dinheiro é o resultado do seu trabalho, do seu suor, da sua dedicação e isso é maravilhoso. Agora, obter dinheiro pela ganância, pelo medo, se aproveitando da inocência e dos medos emocionais da pessoa, com falsas promessas de “salvação”, o que você acha que é? Se você ainda se confunde nisso, precisa trabalhar também a sua noção do que é divino e observar o que acontece na vida daquelas pessoas que confundem essas coisas… Não misture a sua vida pessoal com a sua profissão, nem tente transferir para os alunos e clientes os seus problemas pessoais!


6 - Equilíbrio - Qualquer terapeuta e profissional de saúde se desequilibra se não se cuidar. O reikiano precisa buscar o equilíbrio emocional, pela prática e pela terapia, porque a Energia Universal tenta fazer esse trabalho mas precisa da sua consciência e vontade. Na sociedade poluída em que vivemos hoje, todo mundo precisa fazer terapia!


7 - Atualização - Leia bastante, dê uma olhada na Leitura Recomendada e também das Perguntas e Respostas deste site. Dependendo da situação, tenha a humildade de dizer que não sabe e que vai procurar alguém que saiba. Aquela história de tapetes vermelhos para mestres Reiki só na cabecinha mal-trabalhada de alguns mestres inseguros e arrogantes. Há muito material copiado no mercado e as cópias estão cheias de erros nas informações e há muita coisa que não tem nada a ver com Reiki. Mas, papel aceita tudo, não é?

8 - Inteligência - Nunca é tarde para recomendar que você não deve tentar modificar o Reiki porque esse sistema de cura é codificado pelo Universo Sagrado e ninguém toca nisso. Há muita gente vendendo gato por lebre e você compra se quizer!


9 - O aluno é quem escolhe o mestre - Sim. Ninguém toma aluno de ninguém. Isso é insegurança e medos não-trabalhados de alguns mestres. Cada mestre tem a sua parcela no universo. E o aluno é quem escolhe mesmo e tem todo o direito de questionar sobre linhagem, data de iniciação, local, etc. O mestre que se preza antecipa todas essas informações e essa facilidade dá segurança ao aluno além de ser puramente ética. Se você mora em uma cidade onde há muitos mestres, lembre-se de uma coisa: o céu é para todas as estrelas, disse um poeta. Faça o seu trabalho com amor e deixe o universo trabalhar a seu favor.
Nelson Matheus Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário